29/09/2012

Menos sódio nos alimentos processados




    Foi assinado mais um acordo para a redução de sódio em alimentos industrializados no Brasil. O documento prevê a redução de 8,7 mil toneladas em temperos, caldos, cereais matinais e margarinas vegetais e faz parte do Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis. Nos documentos anteriores, foram macarrões instantâneos, bisnagas, pão de forma, pão francês, mistura para bolos, salgadinhos de milho, batata frita/palha, biscoitos e maionese.

Entenda mais sobre o sal.

     Esta é a terceira etapa do acordo que tem com o objetivo oferecer alimentos industrializados mais saudáveis e prevenir o desenvolvimento de doenças crônicas na população.
       A previsão é de que até 2020, estejam fora das prateleiras mais de 20 mil toneladas de sódio.
      A recomendação de consumo diário de sal pela Organização Mundial de Saúde é de menos de 5g por pessoa, mas o consumo do brasileiro está em 12 g, mais que o dobro do recomendado.
     Pesquisa realizada com mais de 54 mil brasileiros em 2011 revelou que a hipertensão arterial atinge 22,7% da população adulta. Se o consumo de sódio for reduzido para dentro dos padrões recomendados, os óbitos por acidentes vasculares cerebrais podem diminuir em 15% e as mortes por infarto, 10%. Estima-se que 1,5 milhão de brasileiros não precisaria de medicação para hipertensão e a expectativa de vida seria aumentada em até quatro anos.



Entenda:
O sal de cozinha tem em sua composição sódio (Na) e o cloro (Cl).


                                     1g de sal (NaCl) tem 400 mg de sódio.


Recomendação de SÓDIO (Na) é de 1,6 a 2,4g por dia.

Recomendação de SAL (NaCl): 5 a 6g/dia


Quando o sódio está sozinho ou combinado com outros elementos pode não ter gosto como nos aditivos alimentares usados na conservação dos alimentos industrializados, onde o sódio é combinado com glutamato ou outros elementos. Dessa forma, mesmo sem sabor salgado, a quantidade de sódio pode ser muito grande.



Por isso a importância da leitura dos rótulos!
Leia os rótulos sempre!








Nenhum comentário:

Postar um comentário