09/10/2012

Dia Mundial da Alimentação- 16 de outubro

 
Em todo o mundo, cerca de 800 milhões de pessoas vivem em situação de insegurança alimentar. Isso significa que elas não tem acesso à alimentação saudável, de qualidade, em quantidade suficiente e de modo permanente. No Dia Mundial da Alimentaçãom ais de 180 países organizam atividades e se mobilizam a fim de reduzir a fome.

No Brasil, as famílias são beneficiárias dos programas inseridos no Fome Zero. A estratégia, impulsionada pelo governo federal, assegura o direito humano à alimentação às pessoas que precisam. Por meio de vários ministérios, o governo articula políticas sociais com estados, municípios e sociedade civil.

A estratégia promove, ainda, a inclusão social e a conquista da cidadania dos mais vulneráveis à fome. O Fome Zero é modelo para outros países e tem como base quatro eixos articuladores: acesso aos alimentos, fortalecimento da agricultura familiar, geração de renda e articulação, mobilização e controle social.

O combate à fome é uma preocupação mundial e o Dia da Alimentação vem despertar a sociedade sobre a importância de investir em segurança alimentar para garantir alimentação na mesa de todos os cidadãos.

O tema escolhido para este ano é "Cooperativas agrícolas". O objetivo é estimular uma reflexão a respeito do quadro atual da ação das cooperativas agrícolas na garantia da segurança alimentar e na redução da pobreza.

Aqui no Rio Grande do Sul, realiza-se a Semana da Alimentação organizada por diversas instituições como o Conselho Regional de Nutricionistas- CRN2. A iniciativa é constituída de programa com manifestações, debates e encaminhamen sobre a Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável

Nenhum comentário:

Postar um comentário