22/10/2012

10 PASSOS PARA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

 
 
1 Faça 3 refeições (desjejum, almoço e jantar) e 2 lanches saudáveis por dia. Não pule as refeições.

2 Inclua diariamente 6 porções do grupo do cereais (arroz, milho, trigo, pães e massas), tubérculos como as batatas e raízes como a mandioca nas refeições. Dê preferência aos grãos integrais e aos alimentos naturais.

3 Coma diariamente pelo menos 3 porções de legumes e verduras nas refeições e 3 porções ou mais de frutas nas sobremesas e lanches.

4 Coma arroz com feijão diariamente ou, pelo menos, 5 vezes por semana. Esse prato é uma combinação completa de proteínas e bom para a saúde.

5 Consuma 3 porções de leite e derivados e 1 porção de carnes, aves, peixes ou ovos por dia. Retire a gordura aparente das carnes e a pele das aves antes da preparação!

6 Consuma, no máximo, 1 porção por dia de óleos vegetais. Fique atento aos rótulos e escolha aqueles com menores quantidades de gorduras trans.

7 Evite refrigerantes e sucos industrializados, bolos, biscoitos doces e recheados, sobremesas doces e outras guloseimas como regra da alimentação.

8 Diminua a quantidade de sal. Evite consumir alimentos industrializados com muito sal (sódio).

9 Beba pelo menos 2 litros (6 a 8 copos) de água por dia. Dê preferência ao consumo de água nos intervalos das refeições.

10 Pratique pelo menos 30 minutos de atividade física diariamente e evite as bebidas alcoólicas e o fumo. Mantenha o peso dentro de limites saudável.

Fonte: Ministério da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário