21/04/2010

As fibras e a Saúde


O consumo de alimentos ricos em fibras sofreu um decréscimo ao longo da história da alimentação, devido às modificações dos nossos hábitos alimentares. A diminuição do consumo de cereais pouco refinados, de leguminosas, de frutas e de vegetais, podem estar relacionadas com o aparecimento de certas doenças, comuns nos países mais desenvolvidos.
A fibra é um carboidrato complexo que não produz energia e não é digerido pelo organismo. Possui importante função no organismo, sendo considerada como alimento funcional, podendo reduzir o risco de várias doenças.
Exclusivamente de origem vegetal, as fibras podem ser insolúveis ou solúveis em água. Os vegetais possuem normalmente as duas, em quantidades e combinações diferentes.
Fibras insolúveis: são encontradas no farelo de trigo, grãos integrais, verduras, legumes e nas cascas das frutas, sendo formadas por celulose, hemicelulose, e por vezes lignina. Contribuem para o bom funcionamento intestinal.
Fibras solúveis: são encontradas nas leguminosas (como o feijão e a lentilha), na aveia, na cevada, nas frutas (principalmente laranja e maçã) e nas sementes, tais como a linhaça. Este grupo é formado por substâncias viscosas, como a goma, mucilagens e pectina contribuindo para reduzir o colesterol, melhorar a diabetes e proteger a mucosa intestinal.
Devido à capacidade de reter a água, as fibras atuam como uma esponja no estômago e nos intestinos. Contribuem assim para o melhor funcionamento dos intestinos, ao aumentar o volume das fezes e facilitar o trânsito dos resíduos no intestino grosso. Desta forma, têm um papel importante na prevenção da constipação.
Os alimentos ricos em fibra prolongam por mais tempo a sensação de saciedade; tornam-se assim bons aliados para quem tem necessidade de controlar o peso.
Estudos científicos sugerem que a ingestão de alimentos ricos em fibras, pode contribuir para reduzir a incidência de certos tipos de câncer. Pesquisas têm evidenciado os efeitos benéficos na prevenção e no tratamento da doença diverticular do cólon, na redução do risco de câncer e na melhoria do controle do diabetes mellitus.
A quantidade diária de fibra total recomendada para adultos é de 25 gramas e para que as fibras possam desempenhar o seu papel no organismo, é necessária a ingestão de líquidos (de preferência água). Recomenda-se em torno de 1,5 litros de água por dia que pode variar de acordo com as necessidades individuais de cada pessoa.
Vale lembrar que sua eficácia deve fazer parte de uma dieta saudável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário