17/07/2010

Gordura Abdominal...

     Uma barriga grande aumenta sim o risco de morte precoce, mesmo em quem não é obeso. A barriga grande é sinal de que há muita gordura abdominal amarela e espessa que libera ácidos graxos na corrente sanguínea, bem como hormônios estimulantes do apetite e substâncias químicas que promovem inflamações. Tudo isso leva a chamada Síndrome metabólica.
     Antes que conseqüências fatais (infarto e derrames) aconteçam, manifestações como ganho de peso, diabetes e hipertensão arterial, associadas a níveis desequilibrados de gordura no sangue sinalizam a Sindrome Metabólica.

Embora ainda seja alvo de debate entre os pesquisadores, estudos revelam que o principal determinante desta síndrome é a obesidade abdominal e, secundariamente, a chamada resistência à insulina. Num estudo com 360 mil pessoas de nove países europeus, a cintura larga significa desastre até em pessoas que não estavam acima do peso, aumentando em até 79% o risco de morte prematura em mulheres e dobrando-os em homens.

A gordura abdominal é perigosa principalmente para o coração e triplica o risco de doença cardíaca fatal, como indica um estudo da Escola de Saúde Pública de Harvard, feito com 44.636 mulheres. Ainda sim, segundo especialistas, poucos médicos medem a cintura dos pacientes com peso normal, sendo prática dos nutricionistas.



Homens: o risco de diabete e doença cardíaca começa a subir a partir dos 94 cm de circunferência ;

Mulheres: perigo se a circunferência for superior a 80 cm.



Qual a melhor maneira de reduzir a gordura visceral?



    Mudanças na alimentação, no estilo de vida e na atividade física são fatores que contribuem para diminuir a gordura visceral e consequentemente o risco da síndrome metabólica.

      Basicamente ter uma dieta mais saudável, pobre em gordura saturada e colesterol, rica em fibras, carboidratos de baixo teor calórico e gorduras ômega-3 (protetor de doenças cardiovasculares) .

     Como a gordura visceral é mais ativa metabolicamente, podemos perdê-la mais depressa assim que começamos emagrecer.



Nenhum comentário:

Postar um comentário