25/04/2010

Linhaça


Linhaça marrom ou dourada? Alguns anúncios sugerem que as sementes douradas são muito mais nutritivas do que as sementes marrons. O que as pesquisas relatam é que há uma igualdade nutricional nestas sementes e a cor é decorrente somente da forma de cultivo empregada.

Benefícios do consumo:
- Doenças cardiovasculares: a linhaça contém substâncias que regulam a pressão arterial, a coagulação, a freqüência cardíaca, a dilatação vascular, bem como, a resposta imunológica e os depósitos de gordura nos tecidos e artérias.

- Diabetes Mellitus: a proteína da linhaça também pode influenciar na glicemia devido à sua interação com os polissacarídeos solúveis (fibras) e também pelo estímulo à secreção de insulina, o que resulta na redução da glicemia. Estudos realizados nos últimos 25 anos mostram que a ação da fibra no trato gastrointestinal têm importantes conseqüências metabólicas que podem resultar na redução do risco de diabetes tipo 2.

- Câncer: estudos realizados mostram que a ação das fibras no trato gastrointestinal tem conseqüências metabólicas que podem resultar na redução de alguns tipos de câncer. Alguns estudos mostram que a linhaça pode reduzir risco de câncer de mama e de próstata.

- TPM: diminui os sintomas devido ao ácido graxo ômega-3 que regula a produção das prostaglandinas, diminuindo sua ação nas sensações de dor (cólica) e sensibilidade maior nas mamas.

- Menopausa: através dos fitoestrógenos (que imitam a ação hormonal)pode diminuir os sintomas da menopausa e melhorar a qualidade de vida das mulheres.

- Constipação

- Propriedades antiinflamatórias, imunológicas e antioxidantes.

Efeito tóxico: é consenso de que o consumo diário de até 60g da semente (5-6 colheres de sopa) por dia é seguro.

A RECOMENDAÇÂO é de no máximo 25g de semente de linhaça triturada ao dia.
Quanto ao armazenamento, a semente de linhaça inteira, quando em boa qualidade, pode ser armazenada em temperatura ambiente durante um ano. A semente de linhaça moída deve ser preparada antes do uso, pois os ácidos graxos insaturados oxidam com facilidade.
A semente da linhaça deve ser liquidificada antes do uso e usada uma colher de sopa ao dia.


DICA:   Substitua 2 colheres de sopa de farinha por 2 de linhaça em receitas de bolos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário