04/02/2014

Sal, Sal Marinho e Sal light.

    Hoje ao me questionarem qual seria a diferença entre o sal marinho e o sal de cozinha, respondi que o sal marinho não era refinado como o comum (de cozinha) e portanto é mais rico em minerais.

Vamos detalhar e ver outras diferenças do que é mais utilizado nos dias de hoje:





- Sal de cozinha:  é a refinação (ou purificação) do sal marinho ou do sal mineral (sal rochoso -minas de sal subterrâneas). Este sal perde minerais importantes durante a refinação e possui aditivos. É adicionado iodo para prevenir o bócio (crescimento anormal da tireóide) e agente antiaglomerante (para branquear). 


- Sal marinho: obtido pela evaporação da água do mar; seco naturalmente ao sol. Como não passa pelo processo de refinamento mantém os minerais, inclusive o iodo (o sal contém aproximadamente 84 minerais). Pode ser grosso, fino ou em flocos. Pode variar de cor dependendo dos tipos de minerais e do lugar de onde vem. 


- Sal light: boa alternativa para controlar a hipertensão. Possui na mesma proporção (1:1) cloreto de sódio e cloreto de potássio que regulam o equilíbrio hídrico, assim não há tanta retenção de água e não aumenta a pressão arterial. Não é recomendado para pessoas com problemas renais que leva ao acúmulo de potássio nos rins que pode favorecer problemas cardíacos.

     Nos rótulos encontramos a quantidade de Sódio e não de sal.

    O sal de cozinha  (NaCl) é composto por sódio (Na) e cloro (Cl) e é esta combinação que confere o sabor salgado. Quando o sódio está sozinho ou combinado com outros elementos pode não ter gosto ou ser levemente salgado. É o que acontece com os aditivos alimentares usados nos alimentos industrializados, onde o sódio é combinado com glutamato ou outros elementos. Por isso podemos nem sentir a quantidade de sódio que estamos consumindo!


Recomendação de Sal (NaCl): 4 a 6g  por dia.    
         Recomendação de Sódio (Na):  máximo 2,4g de Sódio por dia

Lembrando:
1g sal = 400 mg sódio                                                   
Sal light 1g = 197 mg sódio
Sal marinho 1g = 420 mg sódio




Quanto menos sal melhor!
Por isso a melhor opção ainda é a diminuição do consumo do sal nas preparações e a diminuição de produtos industrializados.

Veja aqui a receita do SAL DE ERVAS, a melhor opção de substituição do sal.



Nenhum comentário:

Postar um comentário