19/01/2011

Diabetes tipo 2

A diabetes tipo 2  (DM2) possui um fator hereditário maior do que no tipo 1. Sabemos que existe relação da DM2com a obesidade e o sedentarismo. Estima-se que 60% a 90% dos portadores da doença sejam obesos, com incidência maior após os 40 anos.

É caracterizada pela insuficiente produção de insulina pelo organismo e/ou a incapacidade de usá-la adequadamente (chamamos de  "resistência insulínica"). Este problema em relação à insulina afeta a maneira como o organismo processa os alimentos.
 
Ela é cerca de 8 a 10 vezes mais comum que o tipo 1 e pode responder ao tratamento com DIETA e ATIVIDADE FÍSICA. Pode em alguns casos, necessitar também de medicamentos e até insulina.

Assim como a DM1, sua causa não é conhecida. Sabemos que a medida que as pessoas envelhecem ou ganham peso, estão mais propensas a terem diabetes. O fator hereditário é outro fator muuito importante bem mais do que na DM1.

Sintomas- vale lembrar que algumas pessoas não apresentam sintomas!

- Aumento na micção;
- Sede excessiva e ingestão de muito líquido;
- Perda ou ganho de peso;
- Visão embaçada;
- Infecções cutâneas;
- Infecções vaginais;
- Cansaço;
- Cicatrização lenta;
- Sensações não comuns de formigamento, queimação e coceira na pele, normalmente nas mãos e pés;


Mulheres que tiveram bebês grandes (acima de 4Kg), ou que tiveram diabetes gestacional, têm um alto risco de desenvolverem diabetes mais tarde.







Um comentário:

  1. Olá Lális!!!
    Estou seguindo seu blog agora.
    Siga os meu tbm!!!
    Parabéns pelo trabalho!!!
    www.pulsesaude.blogspot.com
    www.vivapulse.com.br

    ResponderExcluir