Pesquisas estão comprovando o que o conhecimento popular já relatava. A erva- mate possui várias propriedades benéficas ao organismo. Rica em oxidantes, atua contra o envelhecimento e é anticancerígena. Fonte de cafeína, atua como estimulante das atividades físicas e mentais; é considerada vasodilatadora e diurética, coadjuvante na redução do colesterol LDL, triglicerídeos (colaborando para saúde do coração) e redução de peso. Possui ainda várias vitaminas e minerais.
2) Como deve ser consumido o chimarrão, existe alguma receita que potencialize o aproveitamento dos benefícios que essa bebida traz para a saúde?
O processo de fabricação da erva-mate do chimarrão é diferente do chá-mate tostado. A erva é a mesma, porém enquanto a erva para o chá é seca e tostada, a do chimarrão passa pelo processo de sapeco, secagem e moinho o que garante mais beneficios nutricionais. Deve-se atentar para a temperatura (não muito elevada) pelo risco de irritação da mucosa.
3) Qual é o melhor tipo de erva? Muitas são aromatizadas ou possuem adição de açúcar, isso diminuiu os efeitos?
Quanto menos industrializada melhor. As versões industrializadas possuem grande quantidade de açúcar e outros compostos que não trazem benefícios para a saúde.
4) Existe algum limite para o consumo? Existe algum tipo de efeito colateral? Qual é o consumo adequado?
Ainda não foram esclarecidos os limites. Uma pesquisa realizada em Novo Hamburgo (RS) concluiu que 100g de erva-mate foram suficientes para redução de taxas como colesterol e triglicerídeos. Para os chás a recomendação mais aceita é de 2 xícaras ao dia ou 1 colher de sopa. Efeitos colaterais não são comuns, apenas não é indicado para pessoas muito sensíveis aos estimulantes, pois pode aumentar a insônia e irritabilidade; pessoas com anemia também devem evitar a bebida, pois há redução na absorção de ferro.
5) Um estudo alertando para a temperatura da água, que não deveria ser muito alta para evitar a possibilidade de no futuro a pessoa desenvolver até um câncer de boca. Isso é verdade?
Sim, deve-se atentar para a temperatura de consumo do chimarrão. A temperatura não deve ser muito elevada (não deve ferver), pois pode causar irritação crônica da mucosa oral e até do esôfago..
6) Além do chimarrão, a erva mate pode ser consumida de outra forma? As bebidas alcoólicas e alimentos produzidos com erva mate também trazem benefícios para os consumidores?
Hoje há vários produtos e alimentos com erva-mate na sua composição.
Os chás gelados são uma boa opção nos climas quentes. Os alimentos com a erva-mate podem sim ter efeitos benefícios devido as suas propriedades funcionais, dependedno da quantidade.
A cerveja, devido ao alto valor alcoolico, não deve ser considerada neste sent
Nenhum comentário:
Postar um comentário