23/02/2016

Colágeno Hidrolisado





     O colágeno é parte da proteína do nosso organismo e corresponde em torno de 25%. Sua função principal é a sustentação das células, mantendo-as unidas, sendo o principal componente protéico de órgãos como a pele, ossos, cartilagens, ligamentos e tendões.

 
É produzido normalmente no nosso corpo, mas conforme envelhecemos sua deficiência é notada pela diminuição da elasticidade da pele, o aparecimento de rugas  e o aumento da fragilidade articular e óssea.


     A deficiência de colágeno está também associada com a diminuição da espessura do fio capilar e com a desidratação e a perda de elasticidade da pele, ocasionando a flacidez e o aparecimento de rugas e estrias. Já a partir dos 30 anos, o corpo perde por volta de 1% de colágeno ao ano, e aos 50, produz apenas uma média de 35% do colágeno necessário.
  O colágeno é reposto por meio da alimentação equilibrada. Os alimentos de origem animal, principalmente as carnes vermelhas, são excelentes fontes de proteínas e colágeno.

     Depois dos 30, não conseguimos repor todo o colágeno através somente da alimentação. Estudos estão mostrando que o uso diário de colágeno extraído industrialmente dos ossos, peles e tendões de animais não tem contra-indicação e é capaz de estimular a produção do colágeno natural. A reposição de colágeno está surgindo como um novo tratamento de osteoartrites e na manutenção da estética e beleza.

  De acordo com alguns estudos, o colágeno em pó permite que o organismo mantenha uma quantidade de massa muscular adequada, ajudando a utilizar eficientemente suas reservas lipídicas e de açúcar. Além disso, o colágeno em pó é um eficiente aliado contra processos de flacidez e quando aliado a atividade física torna-se uma excelente fonte protéica capaz que sintetizar massa magra.

Não é recomendado para pessoas portadoras de problemas renais ou hepáticos, como níveis elevados de ácido úrico, gota, etc, pois o excesso ingerido é eliminado na forma de uréia.

Saliento que para o aproveitamento deste suplemento, deve-se associar o consumo de vários nutrientes (através da dieta é o ideal) necessários para a síntese de colágeno pelo corpo como a vitamina C e o silício.

Como saber se o colágeno que estou comprando é bom? 

- Ter mais de 10g de proteína na informação nutricional;
- Em pó, pois as capsulas suportam apenas 1g;
- Analisar se possui açúcares como maltodextrina  e ver sua necessidade (não precisa né?!);
- Verificar se possui adoçante artificial, verificar necessidade. Geralmente os sem sabor não possuem adoçantes artificiais;
- Evitar corantes e componentes industrializados.


Atualizado em 23/02/2016.


3 comentários:

  1. Gostaria de saber, se e contraindicado durante amamentacao.
    Muito obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Não recomendo. Nesta fase é importante uma alimentação balanceada rica em proteínas, vitaminas, minerais e cuidar a hidratação´para prevenção da flacidez.

    Bjo

    ResponderExcluir
  3. Gostaria que me indicasse uma marca do colageno hidrolisado que atende bem às necessidades, pois no mercado existem muitas e não sei escolher a melhor.
    Obrigada.

    ResponderExcluir