04/08/2016

Probióticos X Prebióticos


      A saúde do nosso intestino está diretamente relacionada com a saúde do nosso organismo. Para mantermos a flora intestinal em harmonia precisamos que os micro-organismos tanto patogênicos como os benéficos estejam em equilíbrio para seu bom funcionamento.


O que prejudica a nossa flora?

   Medicamentos como antibióticos e anti-inflamatórios, algumas substâncias químicas encontradas em alimentos, álcool, fumo, estresse, falta de alimentação saudável entre outros fatores podem provocar um desequilíbrio aumentando as bactéricas "ruins" que podem deixar o organismo mais suscetível a doenças, intolerâncias , alterações dermatológicas e dificultar o controle de peso, pois reduz a imunidade e estimula processos inflamatórios. Este desequilíbrio de bactérias é chamado de DISBIOSE.

O que são e pra que servem?



Probióticos:

     São micro-organismos que quando ingeridos exercem efeitos benéficos para a saúde. Podem ser farmacêuticos ou alimentares. As bactérias mais conhecidas com este efeito são as Bifidobacterium e Lactobacillus ( como do iogurte). Elas agem produzindo compostos como as citoquinas e o ácido butírico, que favorecem a presença de bactérias benéficas ao organismo e diminuem a concentração de bactérias e micro-organismos indesejáveis. Outra maneira de proteger a mucosa intestinal é metabolizar as fibras presentes e transformá-las em ácidos.
     Os probióticos aumentam de maneira significativa o valor nutritivo e terapêutico dos alimentos porque há um aumento dos níveis de vitamina do complexo B e aminoácidos e o fortalecimento do sistema imunológico, através de uma maior produção de células protetoras. Por isso, o uso de alimentos com probióticos está relacionado com a prevenção e tratamento da disbiose (desequilíbrio da flora intestinal).

Prebióticos:

     São tipos especiais de fibras alimentares, ou seja, carboidratos não digeríveis pelo nosso corpo, que  auxiliam na manutenção da flora intestinal. Possuem efeito bifidogênico, isto é, estimulam o crescimento das bifidobactérias. Essas bactérias inibem a atividade de outras bactérias que são putrefativas, que podem formar substâncias tóxicas. Auxiliam para que somente o necessário seja absorvido pelo intestino eliminando os excessos de glicose e colesterol mantendo saudáveis os níveis de glicose, colesterol e triglicerídeos no sangue. Os mais usados são os frutooligossacarídeos (cebola, tomate, aveia, alho, cevada, trigo, mel, e cerveja) e inulina (raiz da chicória, também no alho e cebola, aspargo e alcachofra). 

Simbióticos- produtos ou suplementos com prebióticos e probióticos em sinergia.

O nutricionista pode indicar alimentos e suplementos que realmente possam auxiliar na saúde do seu intestino.



Nenhum comentário:

Postar um comentário