26/12/2010

DIET x LIGHT

Boa tarde gente!

Ainda hoje existe muita confusão entre estes produtos.
Para termos certeza é preciso estar atento aos rótulos, já que existem diferenças na composição e são destinados a diferentes casos.

-  DIET é utilizado para identificar alimentos especialmente produzidos de forma que sua composição atenda à dietas específicas com necessidades específicas.

 Isso quer dizer que um alimento DIET é isento, ou possui quantidade inferior a 0,5g/100g (ml) do nutriente que pode ser o glúten , o açúcar, sódio, colesterol ou gordura. Assim, os alimentos diet, dependendo do tipo de nutriente que foi reduzido, é indicado para Diabéticos (quando isenão for de açúcar), Celíacos (quando for o glúten), hipertensos (quando for o sódio) e assim por diante. Por isso não basta dizer que é diet, é necessário saber qual o nutriente foi retirado ou reduzido do produto.

-  LIGHT, é usado como um alimento quer possui calorias reduzidas. Para um alimento ser considerado light ele precisa ter uma redução mínima de 25% no valor energético ou nutricional (quando comparado a uma versão similar) ou pode apresentar valores máximos para cada nutriente  e valor energético como estabelecido pelo Ministério da Saúde.

Observe sempre os rótulos!!
Por exemplo, o chocolate diet não contém açúcar, mas é gorduroso e mais calórico do que o similar. Então, é indicado para diabéticos mas não em dietas para redução de peso.


Bjoo


2 comentários:

  1. Olá, Iális!
    Muito útil essa informação já que muitas pessoas desconhecem a diferença entre o alimento diet e light.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Oi Iàlis,
    estava procurando por uma nutricionista e por casualidade dei de cara com o seu blog, aliais achei super interessante os temas abordados.
    adoraria imenso que me ajudasse uma vez que tenho estado super depre por causa do excesso de peso.
    tenho 21 anos, a dois meses atras tive o meu primeiro filho, o meu peso antes de ter o bb era 67 kg, o meu peso desejado è 63 kg, o peso que engordei na gestacao 83 kg, o peso que tenho atualmente è de 75 kg. havia emagrecido dez kg porem tenho engordado.estou demasiado ansiosa, ainda estou amamentar, porem nao tenho evitado comer nada, me dou ao "luxo" de comer doces desregradamente, frituras, e agora que ganhei uma nova consciencia gostaria de fazer dieta, porem nao posso fazer uma dieta severa e gostaria de saber que dica me podias passar... obrigada

    ResponderExcluir