A levedura é um fungo unicelular utilizado na fermentação do açúcar de cereais, produzindo bebidas alcoólicas. A espécie mais importante de levedura é a Saccharomyces cerevisiae, vulgarmente chamada de levedura de cerveja.
Pode ser usada para aromatizar sopas e caldos desidratados ou como complemento da alimentação, vendidos na forma de flocos, cápsulas ou comprimidos.
Não só para complementar a dieta, mas também pode ajudar em diversos casos como problemas intestinais, arteriosclerose, fadiga, anemia, reumatismo, artrite, gota, obesidade, neurites, acne, psoríase e até transtornos neuro-musculares. Possui ação anti-infecciosa, desintoxicante e fortalece o sistema imunológico.
O levedo é rico em proteínas, fibras, vitaminas (principalmente do complexo B) e sais minerais. Possui também um alto teor de ferro orgânico. O sabor amargo se deve a forte presença de cromo, que é um mineral muito importante no metabolismo do açúcar.
Em muitos casos, pode ser usada como coadjuvante no processo de emagrecimento. Tomada antes das refeições com água, diminui o apetite pelo conteúdo proteico. Além de suprir algumas deficiências nutricionais.
Pode ser misturada em alimentos como: saladas, sopas e hortaliças. O ideal é colocar cerca de 1 colher de sobremesa, para crianças e 1 ou 2 de sopa, para adultos. Não deve ser cozida, só misturada nos outros alimentos, ou pode-se usar em forma de comprimidos ou cápsulas.
Ainda não há nada que contra indique o levedo de cerveja. Porém, dependendo do motivo de sua utilização, existe uma posologia diferente. Sempre consulte um profissional.