18/09/2010

Expectativa de vida

No século 20 tivemos o maior aumento na expectativa de vida.
O Brasil foi um dos recordistas, entre as décadas de 50 e 90. A expectativa de vida dos brasileiros aumentou de 20 anos, nesse período.
Nas primeiras décadas os fatores principais foram às evoluções não médicas, melhora na nutrição, no saneamento, na moradia... Após a década de 40 foi a evolução da medicina o principal responsável.
Os países desenvolvidos, aumentam os gastos em saúde mais do que o crescimento de suas economias. Como resultado, a expectativa de se atingir 65 anos de idade em um país desenvolvido, no inicio do século, era em torno de 40%.
Nos dias atuais mais do que dobrou, ( 81%). Este grande aumento no número de anos vividos irá continuar nas próximas décadas? Muito provavelmente, não.
O governo tem muitas obrigações. Com tantos gastos na assistência médica, sobra menos recursos do que os necessários para cumprir as outras atividades, também essenciais.
A própria saúde é prejudicada pelos seus altos custos. Os grandes gastos é uma das justificativas para que mais de 40 milhões de americanos não tenham direito a assistência médica, somente em casos de emergências.
As inovações na medicina, diferente de outras atividades, quase nunca produzem menores gastos. Na eletrônica, os televisores e celulares, estão cada vez melhores e mais baratos.
Alguns cientistas propõem que ao invés de investir em recursos, na tentativa de aumentar o numero de anos vividos, devemos investir na melhoria da qualidade de vida.
Investir em programas de prevenção para minimizarmos os efeitos da idade seria e é o caminho mais barato e melhor.


Faça um teste bem bacana:

http://www.blogger.com/www.minhavida.com.br/avaliacao/expectativadevida

Muito bom!

Nenhum comentário:

Postar um comentário