09/12/2011

Alimentos contaminados por agrotóxicos



 Conforme divulgado esta semana pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o pimentão, o morango e o pepino lideram o ranking dos alimentos contaminados por agrotóxico, durante o ano de 2010.

 Mais de 90% das amostras de pimentão apresentaram problemas!! No morango e no pepino, o percentual foi de 63% e 58%, respectivamente. Os dois problemas detectados foram: teores de resíduos de agrotóxicos acima do permitido e o uso de agrotóxicos não autorizados.
 A cenoura teve um índice de 50% e a alface 55% de contaminação. Na beterraba, no abacaxi, na couve e no mamão foram verificadas irregularidades em cerca de 30% das amostras analisadas. A batata obteve resultados satisfatórios em 100% das amostras analisadas.

 No balanço geral, das 2.488 amostras coletadas, 28% estavam insatisfatórias. Deste total, em 24, 3% dos casos, os problemas estavam relacionados à constatação de agrotóxicos não autorizados para a cultura analisada.

Como medida preventiva, para redução do agrotóxico em alimentos, o consumidor deve optar por produtos com origem identificada. Essa identificação aumenta o comprometimento dos produtores em relação à qualidade dos alimentos, com adoção de boas práticas agrícolas.

É importante que a população escolha alimentos da época ou produzidos por métodos de produção integrada (que a princípio recebem carga menor de agrotóxicos). Alimentos orgânicos também são uma boa opção, pois não utilizam produtos químicos para serem produzidos.

Lavar, retirar as cascas e selecionar as folhas de verduras ajudam na redução dos resíduos de agrotóxicos presentes nas superfícies dos alimentos, mas não o eliminam.


Leia mais- ANVISA

Nenhum comentário:

Postar um comentário