27/03/2012

Entendendo o papel do carboidrato no desempenho físico

Você já sabe que quem pratica atividade física precisa de uma dieta rica em carboidratos. Uma pequena parte do carboidrato vai ser estocada, e isso depende do consumo alimentar. O período em que este carboidrato é ingerido pode determinar o efeito e a eficiência no desempenho do corpo.

Observe o que ocorre com o consumo de carboidrato antes da atividade física:
  • 5-10min - evita o rebaixamento dos estoques de glicogênio.
  • 30- 60min - o pico de glicose e insulina no sangue se dá após 60 minutos de sua ingestão. Pessoas com hipoglicemia devem tomar cuidado. O ideal é consumir uma refeição mais reforçada um pouco mais do que 60 min antes.
  • 1-4h antes- ótimo período para realizar uma refeição.
Durante a atividade:

O carboidrato durante o exercício serve para poupar os estoques de glicogênio e manter a glicose no sangue para ter mais energia, força e resistência. Mas isto só serve para quem vai se exercitar por mais de 90 minutos.

Após:

Até duas horas após o exercício é o ideal para realizar uma refeição reforçada. Quanto mais próxima ao término do exercício melhor a recuperação. A glicose e a sacarose são mais eficazes por serem mais rápidas. Pode ser uma refeição líquida ou sólida, pobre em fibras e gorduras e sua composição depende do objetivo da pessoa. É importante lembrar que o organismo anda estará em recuperação nas próximas 24 h, portanto é preciso continuar a cuidar da alimentação.

Veja  mais aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário