05/10/2011

ANVISA libera SIBUTRAMINA e proíbe emagrecedores

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu nesta terça, a manutenção da sibutramina. As drogas anfetamínicas, usadas para inibir o apetite, anfepramona, mazindol e femproporex foram proibidas.

A proibição foi com base em estudos internacionais que constataram a baixa eficácia desses medicamentos na perda de peso e riscos à segurança do paciente. Assim, os anfetamínicos, usados há mais de 30 anos no Brasil, estão proibidos de serem prescritos e fabricados no país. As farmácias e drogarias terão dois meses para retirá-los do comércio.

A proposta original, divulgada em fevereiro deste ano, era proibir todos os inibidores de apetite, compostos por anfetaminas e sibutramina, do mercado brasileiro. A principal alegação era a de que estudos internacionais mostram que os remédios aumentam os riscos de problemas cardiovasculares e do sistema nervoso central. Vários países, como os Estados Unidos e alguns europeus, já deixaram de usar esses remédios.

A sibutramina continua liberada para o tratamento de obesidade desde que o paciente tenha sobrepeso significativo e não sofra de problemas cardíacos. O paciente e o médico terão de assinar termo de responsabilidade sobre os riscos à saúde. O uso da sibutramina ficará sob monitoramento da vigilância sanitária.








Nenhum comentário:

Postar um comentário