12/01/2016

Significado das cores na alimentação


           Uma recomendação de alimentação saudável  virá sempre com uma frase: "Faça um prato colorido"! Quanto mais colorido, mais diversificado estarão os nutrientes deste prato, evitando assim a deficiência de algum nutriente, mantendo uma boa saúde e adequados níveis de energia.



        A cor dos alimentos é dada através dos fitoquímicos. Novos estudos mostram também benefícios atribuídos aos fitoquímicos especificamente, além dos tradicionais benefícios da diversificação de nutrientes de cada cor. Os fitoquímicos podem prevenir ou até ajudar a tratar doenças. Ainda que não sejam essenciais (os fitoquimicos não são considerados nutrientes porque sua falta não gera deficiência), estes compostos são capazes de manter a saúde do organismo. Embora seus benefícios ainda não sejam totalmente conhecidos, já foram identificados propriedades antioxidantes neste compostos.

       A interação entre nutrientes também pode ser benéfica na absorção deles. Por exemplo, alimentos da cor branca (couve-flor) devem ser consumidos junto com alimentos proteicos, como as carnes, pois são ricos em vit B¨(ajuda o organismo a usar melhor a proteína). Já os alimentos da cor verde são ricos em Ferro e devem ser consumidos com alimentos laranja, ricos em vit C  que aumenta a absorção de Ferro.
        A recomendação da Organização Mundial da Saúde é do consumo de 5 vegetais de 5 cores diferentes por dia. Vale lembrar que o processamento dos alimentos (industrializados) ou até o cozimento, podem destruir ou remover os compostos benéficos. Por isso, seu consumo deve ser in natura.
          

Propriedades de cada cor:


- Vermelho: fonte de carotenóides, precursores da vit A. Previnem câncer e fortalecem pele e olhos. O licopeno que está presente em alguns alimentos desta cor, ajuda na prevenção do câncer de próstata.
Alimentos: acerola, cereja, goiaba vermelha, maçã, melância, morango, pimenta, pimentão vermelho, romã, tomate.

- Laranja: também são fontes de carotenóides e ricos em vit C, antioxidante fundamental para a proteção das células. ajudam a manter a saúde do coração, da visão e dos sistema de defesa do nosso organismo.
Alimentos: abacaxí, abóbora, batata baroa e inglesa, batata doce, cenoura, damasco, laranja, mamão, manga, maracuja, tangerina, melão, pÊssego, pimentão amarelo.

- Roxo: possui Niacina (vit do complexo B), minerais, potássio e também vit C. Mantém a saúde da pele, rins, nervos e aparelho digestivo e retardam o envelhecimento. Grande parte dos alimentos deste grupo possuem um poderoso antioxidante que previne doenças cardíacas.
Alimentos: alface roxa, alho roxo, ameixa preta, amora,, berinjela, beterraba, cebola roxa, framboesa, lichia, mirtilo, repolho roxo e uva roxa.

- Verde: são alimentos ricos em Cálcio, Fósforo e Ferro. Promovem o crescimento e ajudam na coagulação do sangue, evitam a fadiga mental, auxiliam na produção de glóbulos vermelhos do sangue, além de fortalecer ossos e dentes.
Alimentos: 

- Branco: vitaminas do complexo B e flavonóides, que atuam na proteção das células. auxiliam na produção de energia, no funcionamento do sistema nervoso e inibem o aparecimento de coágulos na circulação.
Alimentos: aipim, aipo, alho, aspargo, banana, batata baroa branca, cbola, cogumelo, couve-flor, inhame, nabo, pêra e pinha.


Fonte: Nutrição em Pauta e Zero Hora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário