01/08/2011

Técnicas de Uso do Micro-ondas - Parte 1

O micro-ondas é um forno que funciona com ondas eletromagnéticas, por agitação das moléculas dos alimentos. Sempre que formos aquecer ou cozinhar no microondas, devemos esperar um minuto após o término.

-   Alimentos úmidos são ideais para o forno, pois absorvem melhor as micro-ondas.

-   Para tempos mais longos de cocção, utilize refratários ou plásticos específicos para micro-ondas.

-  Sacos plásticos, para cozimento de vegetais, devem ser de material apropriado, para evitar o risco de eliminação de toxinas.

-  Tampas de plástico aderente não podem encostar nos alimentos; deixe sempre um canto aberto para o vapor sair.

-   Não use recipientes metálicos ou de porcelana com frisos de metal.

-   Alimentos com membranas (tomates, frutas com casca, batata, ovos, etc.) devem ser furados com um garfo quando cozidos inteiros. Os ovos, tanto a gema quanto a clara, devem ser furados com um palito.

-  Os alimentos preparados  não sofrem alteração do sabor, maciez e textura, e nem perda de nutrientes. Permite também assar alimentos com pouco ou nenhuma gordura.

-   Para preparar uma receita em dobro, nunca duplique o tempo de cozimento, aumente apenas 50%.

-   Se possível utilize todos os ingredientes da receita em temperatura ambiente, para não alterar o tempo de cozimento.

-   O sabor dos alimentos fica acentuado. Reduza os temperos, principalmente o sal. Se achar necessário, acrescente mais tempero depois de cozido.

-  Carnes: ao fazer um assado, comece com a parte da gordura voltada para baixo. Prefira peças com tamanho uniforme. Proteja porções mais finas e áreas com ossos, usando pequenos pedaços de alumínio. As carnes macias (filé-mignon, contrafilé, etc.), cozinhe-as em potência alta , e as carnes mais duras devem ser cozidas com algum tipo de líquido e em potências menores.

- Aves: nunca cozinhe uma ave congelada. Porções uniformes, como peito, cozinham mais homogeneamente. Senpre retire a pele para diminuir também o tempo de cozimento.

-  Peixes e frutos do mar: por muita água, o cozimento no micro é ideal no preparo desses alimentos. Para prevenir que o peixe resseque, pincele-o com requeijão light, gema e forre a forma com folhas verdes, para não grudar e evitar gordura desnecessária. Cozinhe-o com refratário bem coberto com papel ou filme plástico; proteja a cauda com papel alumínio.

-   Ovos e queijos: não cozinhe o ovo com casca. Não reaqueça ovos inteiros, você deverá fatiá-los antes de aquecer. Perfure a película da clara e da gema. Não cozinhe demais os queijos, para que eles não ressequem. Basta colocar no forno até ele derreter.

-   Massas e cereais: o arroz cozido no micro-ondas fica solto e não gruda no recipiente, podendo ser feito sem gordura, assim como as massas. No caso do macarrão com molho, primeiro cozinhe o macarrão, depois jogue o molho sobre a massa e leve ao microondas até aquecer.

-  Vegetais: o tempo de preparo é menor e eles não perdem a cor nem o sabor, além de conservarem seus nutrientes. Praticamente não é necessário usar água para o cozimento: cerca de duas a três colheres de sopa de água para cada 500 g de vegetais. Utilize refratários com tampa ou sacos apropriados. Para que o cozimento seja uniforme, corte os vegetais em pedaços regulares. Mexa os vegetais freqüentemente durante o cozimento. Fure a pele dos vegetais inteiros, como batatas, tomates, pimentões e berinjelas, para evitar que estourem.

-   Sopas: sopas que levam legume retêm sua cor e sabor, tornando-se especialmente deliciosas e nutritivas. Para cozinhar a sopa, utilize sempre recipientes fundos, e nunca fechados completamente. Normalmente cozinha-se em potência alta, mas para reaquecer use potência média, mexendo freqüentemente.

-   Lanches e petiscos: ao aquecer pães e sanduíches, coloque-os sobre um papel-toalha ou guardanapo de papel, pois isso ajuda a absorver o excesso de umidade. No caso de pães e bolo, o tempo ideal é de aproximadamente 40 segundos por fatia, para não ficarem duros.



Nenhum comentário:

Postar um comentário