08/03/2016

Como os alimentos podem ajudar na TPM?




      A TPM (Tensão Pré-Menstrual) é caracterizada por uma série de alterações físicas, de humor, cognitivas e até comportamentais. Neste período há alterações hormonais e redução de serotonina no sangue o que também auxilia as mulheres a ficarem mais nervosas, ansiosas e sensíveis nesta fase.
     A serotonina é um dos responsáveis pela manutenção do bom humor, produzida a partir do aminoácido triptofano. Os estudos demonstram que baixos valores de serotonina e a redução de triptofano aumentam os sintomas da TPM. Assim, o consumo de alimentos fonte de triptofano (banana, carnes magras, peixes, leites e derivados, nozes e leguminosas) com a vitamina B6 (piridoxina), pode melhorar o sono e humor, auxiliando na redução dos sintomas.


E o desejo pelo doce?
1- A ingestão excessiva de doces neste período pode ser por deficiência de magnésio.

  Durante a TPM há um aumento de secreções que diminuem a absorção intestinal e aumentam a  excreção renal de magnésio, que resulta na depleção de dopamina no sistema nervoso central, que é responsável por sinais de euforia satisfação. 
2- A ingestão de alimentos que elevam a glicemia (alto índice glicêmico) aumentam a insulina, e essa faz com que os aminoácidos entrem mais rapidamente nas células. O triptofano é mais lento nesta tarefa e ocorre uma alteração nos níveis de aminoácidos no sangue.
   Sempre que a insulina aumenta no sangue, forma-se um “excesso” de triptofano na corrente sanguínea, que fica mais disponível para o cérebro para a produção de serotonina.

   Como sabemos, o açúcar em excesso traz diversos malefícios a saúde. Como possui alto índice glicêmico, após o pico de insulina os sintomas como a ansiedade voltam. A sensação de "benefício" e "alívio" são temporários e podem gerar um ciclo vicioso.


O que fazer?

    A melhor opção é o consumo de carboidratos  de índice glicêmico baixo a moderado que conseguem manter a glicemia mais constante.


FONTE: COOKIE. > Acesso em 02 de março de 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário