07/12/2012

Óleo de prímula

O ácido graxo ômega- 6 é composto por uma série de ácidos graxos essenciais , como o ácido linoleico, linolênico e araquidônico. No óleo de prímula está presente o ácido gama linolênico (GLA) que apresenta propriedades benéficas , inclusive para a saúde da pele. Como todos os ácidos graxos essenciais, não é produzido pelo organismo e deve ser ingerido diariamente para o bom funcionamento do corpo.

O GLA atua principalmente na promoção de funções imunológicas saudáveis para o nosso organismo. Conhecido desde 1930, sua deficiência está ligada à inflamação da pele, queda de cabelo, degeneração do fígado e rins, diminuição da reação de cicatrização e aumento da suscetibilidade às infecções, problemas cardiovasculares, perturbação de comportamento e até retardo no crescimento.

O óleo de prímula pode ser associado a outros óleos vegetais principalmente ao óleo de linhaça que é uma boa fonte de ômega-3. O equilíbrio deles é mais benéfico à saúde do que o uso isolado de um ou outro.

Seu consumo pode ser de forma complementar através de cápsulas ou usado junto à salada de vegetais e molhos, porém não deve ser esquentado. 

Encontramos alguns estudos que relatam benefícios, tais como:

- Pele: o óleo de prímula reduz a perda de água através da pele, mantendo a hidratação e sua a elasticidade. Estudos mostram que seu consumo aumenta a tolerância da pele à exposição aos raios ultravioleta.

- Dermatite: atuando através da produção de substancias mediadoras da resposta inflamatória, diminui os sintomas da dermatite (coceira) e mantém a pele íntegra.

- Tensão Pré Menstrual (TPM): também através do efeito anti-inflamatório, e de formação de substâncias que regulam os hormônios femininos atenua os sintomas de TPM, incluindo alterações de humor, inchaço e dor nas mamas.

Através de novas pesquisas, lembrando que deve estar aliado a um estilo de vida saudável, os ácidos graxos essenciais estão sendo cada vez mais utilizados na prevenção e no tratamento de diversos problemas de saúde. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário