27/12/2012

Calor!





Nos últimos dias, com o calor acima de 40° aqui no Sul, nosso corpo pediu muita água e nada muito forte, certo?! O calor muda nossos hábitos e o funcionamento do nosso corpo. O nosso metabolismo diminui em relação ao inverno e o corpo pede uma alimentação menos calórica, mais leve e saudável.



Reduzir o consumo de sal, evitar alimentos gordurosos, refrigerante e bebidas com álcool são importantes, pois podem causar retenção de líquido, desconforto e desidratação.

Nesta época ocorre também uma perda maior de líquidos e minerais devido ao aumento da temperatura do corpo e à transpiração excessiva. Com isso, é necessário aumentar a ingestão de líquidos, como água, sucos e água de coco. O ideal é não esperar a sensação de sede, já que esse já é um sinal de desidratação. Para manter a hidratação precisamos também de alguns minerais e eletrólitos encontrados nas frutas e nos legumes. Estes alimentos mais naturais também são capazes de proteger a pele contra o envelhecimento precoce através das vitaminas e minerais, além de água e fibras. A frequência e a quantidade da alimentação segue sendo fundamental também no verão.

Lembre-se que com o calor aumenta a possibilidade de contaminação de alimentos que necessitam de refrigeração. Por isso, cuide os lanches realizados fora de casa e evite preparações com leite e ovos.

Assim...

- Aumente o consumo de legumes, verduras e frutas.

- Evite preparações e alimentos gordurosos como frituras, bacon, chocolate, sorvete em excesso .

- Aumentar o consumo de líquidos entre as refeições: água (principalmente), sucos naturais, água de coco e até mesmo picolé de frutas.

- Realizar refeições leves e frequentes sempre! (regra de ouro!).

- Prefira cereais integrais como fonte principal de carboidrato;

- Dê preferência às carnes magras grelhadas ou cozidas;

- Prefira as gorduras em forma de azeite ou óleo vegetal em preparações cruas.



Bom verão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário