11/04/2011

9 Dicas para Preservar os Rins- Diabéticos

Diabéticos correm mais risco de desenvolver problemas renais do que pessoas sem a doença. A doença renal causada pelo diabetes é chamada de Nefropatia Diabética. Ela quase sempre ocorre do descontrole da glicemia por anos seguidos. Não apresenta sintomas precoces. O processo de danificação do órgãopode progredir até virar insuficiência renal crônica com necessidade de transplante ou diálise.

1- Todo diabético deve fazer exame de urina pelo menos uma vez por ano. A presença mesmo em pequenas quantidades de proteína na urina (microalbuminúria) indica que a doença já está se desenvolvendo. A perda de maiores quantidades de proteína deixa a urina espumosa e denota maior gravidade da doença. Se isso acontecer, procure um especialista.

2- O exame de uréia e creatinina no sangue são igualmente importantes. A  concentração destas substâncias no sangue aumenta quando a função dos rins é reduzida.

3- Inchaço nas pernas ou no rosto, ganho abrupto de peso e pressão arterial alta são sinais importantes de que os rins não estão bem.

4- Se a doença renal estiver mais avançada, outros sintomas podem aparecer, como vômito, náuseas, fraqueza, sonolência, emagrecimento, palidez, desânimo e alteração de libido.

5- Doenças como aumento da próstata, infecções urinárias, cálculo renal e obstrução das artérias que nutrem os rins podem complicar a nefropatia diabética. Faça exames periódicos para controlar estes distúrbios.

6- Mantenha a pressão arterial em valores normais (120/80mmHg). Para isso é necessário seguir uma dieta adequada, usar medicação apropriada e manter atividade física dentro dos limites recomendados pelo médico. Em geral, isso significa caminhar 30 min por dia, manter o peso dentro dos limites saudáveis (IMC entre 19 a 25) e ter uma alimentação equilibrada, pobre em sal, carboidratos simples e gordura saturada.

7- Verifique a taxa de gordura no sangue. O aumento dos níveis de colesterol e triglicerídeos acelera as lesões renais e contribui para a ocorrência de doenças cardíacas, sobretudo o infarto do miocárdio.

8- Largue o cigarro. O fumo tem efeitos negativos sobre os vasos sanguineos e, com isso, acelera a progressão da nefropatia diabética e de outras doenças.

9- Indivíduos com insuficiência renal grave não devembeber muito líquido, já que os rins perderam a capacidade de eliminar eficientemente sal e´água. Nesta fase um nefrologista deve ser consultado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário