10/02/2011

Suco de uva, quem vai?




          Os benefícios do vinho tinto muita gente já conhece. O que a maioria ainda não sabe, é que estes benefícios são conseguidos através de um simples suco de uva. Dou preferência para o suco integral (aquele que costuma vir em garrafa, super concentrado) pela concentração de uva e pela ausência de aditivos como o açúcar, preservando os açúcares naturais (frutose + glicose) o que facilita a assimilação por parte do organismo.

          Estudos tem mostrado que o suco de uva preta ou rosada pode trazer os mesmos benefícios à saúde por conter os poderosos antioxidantes (flavonóides) aos quais se atribuem os benefícios sobre o coração. Os flavonóides se mostram capazes de evitar a oxidação do chamado mau colesterol (LDL), que levam à formação de placas nas paredes das artérias.

          O suco de uva é estimulante das funções hepáticas, é alcalinizante (combate a acidez sanguínea) e é indicado a pessoas intoxicadas pelo excesso do consumo de carne. É estimulante digestivo pois acelera o metabolismo, eliminando de seu organismo o ácido úrico, causador da fadiga. Um suco capaz de energizar o corpo de forma natural.

         Devido a seus componentes antioxidantes, as uvas contém 20 antioxidantes conhecidos, o suco ajuda no combate aos radicais livres que promovem as doenças e envelhecimento. Os antioxidantes encontram-se nas cascas e sementes, e quanto mais vibrante for a casca, maior o seu poder antioxidante. Isso significa que as uvas vermelhas e roxas e o suco de uva roxo são os mais poderosos. A uva vermelha possui alto teor de antioxidante quercetina. A casca da uva contém resveratrol, que comprovadamente inibe o agrupamento de plaquetas e aumenta o colesterol LDL e dilata os vasos sanguíneos.

          Em resumo, numa dieta balanceada o consumo de suco de uva integral vai ajudar na prevenção de doenças cardíacas, no combate ao envelhecimento precoce e doenças relacionadas ao estresse oxidativo, além de ser uma ótima fonte de energia.





Nenhum comentário:

Postar um comentário