02/02/2011

Bebida Láctea não é iogurte!

O termo "Bebida Láctea" originou-se de um acordo entre fabricantes de laticínios e o Ministério da Agricultura, para a utilização do soro, que não era regulamentado pela antiga legislação .

"Entende-se por Bebida Láctea o produto obtido a partir de leite (in natura, pasteurizado, esterilizado, UHT, reconstituído, concentrado, em pó, integral, semidesnatado ou parcialmente desnatado e desnatado) e soro de leite (líquido, concentrado e em pó) adicionado ou não de outros ingredientes, onde a base láctea represente pelo menos 51% (cinqüenta e um por cento) massa/massa (m/m) do total de ingredientes do produto."

Basicamente o que difere é a consistência e o valor nutritivo reduzido da bebida láctea quando comparada ao iogurte. A bebida láctea é uma opção leve, quando comparada ao leite integral, por exemplo, observa-se a redução da gordura saturada e do colesterol, mas ainda acima do leite desnatado. Já os carboidratos, apresentam-se em quantidades muito superiores às encontradas nos leites integrais e desnatados.

Há também redução da quantidade de cálcio e proteínas que pode variar de 15 a 32%. O sódio apresenta aumento de até 30% em relação ao leite integral.

O importante é sempre ficar atentos ao rótulo, para comprar o que se deseja verdadeiramente.


Um comentário: