31/01/2014

Proteção solar: de dentro pra fora!

Deveria ter postado antes...mas nunca é tarde!

Os branquinhos sardentos sabem como ninguém o que acontece no verão! O pessoal do melasma também... Por isso, não que os morenos bronzeados não mereçam, mas estas dicas são especialmente para o pessoal que sofre mesmo se protegendo do  sol.

Apesar dos tratamentos realizados no inverno, basta um raio de sol de verão para tudo reaparecer... são sardas que se multiplicam e manchas que aparecem quase que de imediato! Este pessoal sabe muito bem que não adianta só a proteção externa para que dê tudo certo.

Como sempre digo: tudo na vida é equilíbrio! Então, precisamos proteger o corpo não só externamente (não vou falar no filtro solar que é obrigatório) como internamente (via oral) em busca de um verão saudável e consciente!

Para isto seguem algumas dicas: :P

Dica saudável e barata que com certeza trará vários benefícios para o organismo. Então "bora" colorir o prato mulherada!    
                                                                                             

- Abuse de alimentos ricos em CAROTENÓIDES: pigmentos naturais que dão cor, que vai do amarelo ao vermelho, além do verde-escuro aos alimentos. São antioxidantes e alguns tem capacidade de se converter em vitamina A no organismo.
O BETACAROTENO é o queridinho de todos por ser mais ativo e melhor convertido em vitamina A. Quando convertido em vitamina, age na recuperação da pele e na formação da melanina (isso mesmo, ajuda a bronzear!). Os antioxidantes também irão combater as manchas causadas pelo sol e prevenir o envelhecimento precoce da pele.

- Existem também as opções em cápsulas (por recomendação médica ou de nutricionista): os carotenóides, o betacaroteno e ainda lançamentos que possuem outras substâncias capazes de proteger e até melhorar a pele. Lembrando, que as cápsulas não tem a mesma absorção que o alimento em sua forma natural, por isso o médico ou o nutricionista devem avaliar a necessidade de acordo com cada pessoa.
                                                     ver nutricosméticos


Não esquecer! Nada acontece da noite para o dia, precisamos estar atentos e protegidos! :)



 Alimentos ricos em Betacaroteno:  
batata doce cozida, cenoura, abóbora,  couve-manteiga, beterraba, damasco, espinafre...

Recomendação diária:  15 a 25mg

O excesso pode ser notado no aspecto alaranjado da pele, principalmente nas palmas das mão. Basta diminuir o consumo e a cor volta ao normal.




Uma alimentação balanceada é fundamental para manter o corpo saudável por dentro e por fora.