09/12/2011

Alimentos contaminados por agrotóxicos



 Conforme divulgado esta semana pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o pimentão, o morango e o pepino lideram o ranking dos alimentos contaminados por agrotóxico, durante o ano de 2010.

07/12/2011

Unhas e Cabelos

Unhas: são ricas em cálcio, mas possuem também em menor quantidade cobre, manganês, zinco e ferro. A flexibilidade da unha é dada pela quantidade de fosfolipídeos e de água presentes. A dureza ocorre pela quantidade de matriz proteica com alto teor de enxofre, que contrasta com a queratina da epiderme e não pela presença do cálcio. Para mantermos a integridade da unha observe alguns nutrientes importantes:

-Selênio: mantém a integridade das unhas. A deficiência deixa as unhas frágeis e sujeitas a fungos. O excesso de selênio pode causar deformação.
Fontes: castanha do Pará, camarão, salmão e arroz integral.

-Silício: estimula o crescimento de unhas e cabelos.
Fontes: aveia, milho, arroz, cevada, trigo.

-Biotina: importante no tratamento de unhas frágeis.
Fontes: levedo de cerveja, fígado de galinha, fígado bovino, gema de ovo, rim, soja, couve-flor, espinafre.

Cabelos: a nutrição capilar está relacionada ao estilo de vida da pessoa. Qualquer fator que reduza os nutrientes do organismo resultará em alterações na pele e nos fios.

- A carência de ácidos graxos essenciais causa uma desorganização no processo de queratinização
do couro cabeludo, estimulando o aparecimento da caspa.
- A deficiência de zinco causa a diminuição da umidade, alterando a pele, como a dermatite, alteração do colágeno, manchas brancas nas unhas e queda de cabelo.
- A deficiência de cálcio deixa o cabelo frágil e quebradiço.
- Dietas restritivas deixam os cabelos enfraquecidos, opacos e rarefeitos.
- A baixa de cobre pode causar mechas brancas nos cabelos.
- Estados de desnutrição com falta de proteínas, vitaminas ou óleos essenciais determinam o afinamento, a perda de brilho e a interrupção do crescimento dos fios.

Alimentos que podem ser ingeridos para auxiliar na saúde de unhas e cabelos:
- Fontes de cisteina: alimentos com pigmentos vermehos, alho, cebola, brócolis, couve-de-bruxelas, aveia e gérmen de trigo.
- Fontes de zinco: ameixa seca, castanha de caju e Pará, nozes, uvas passas, arroz integral, aveia, centeio, farinha de trigo, farinha integral, flocos e farinha de milho.
- Fontes de silício: salsa, aveia, cevada, alcachofra, alho, mel, morango, nabo, pepino.
- Temperos, especiarias e condimentos. Ex.: curry, tomilho, alho, cebola, gengibre, canela, cravo, salsa, cebolinha.         saiba mais
- Chás: dar preferência aos desintoxicantes e diuréticos. Ex.: chá verde, cavalinha, hortelã, alecrim, quebra-pedra.
- Consumir alimentos funcionais crus, frescos e naturais. São ricos em antioxidantes, que eliminam toxinas, são diuréticos hidratam a pele.