23/02/2016

Colágeno Hidrolisado





     O colágeno é parte da proteína do nosso organismo e corresponde em torno de 25%. Sua função principal é a sustentação das células, mantendo-as unidas, sendo o principal componente protéico de órgãos como a pele, ossos, cartilagens, ligamentos e tendões.

 
É produzido normalmente no nosso corpo, mas conforme envelhecemos sua deficiência é notada pela diminuição da elasticidade da pele, o aparecimento de rugas  e o aumento da fragilidade articular e óssea.


     A deficiência de colágeno está também associada com a diminuição da espessura do fio capilar e com a desidratação e a perda de elasticidade da pele, ocasionando a flacidez e o aparecimento de rugas e estrias. Já a partir dos 30 anos, o corpo perde por volta de 1% de colágeno ao ano, e aos 50, produz apenas uma média de 35% do colágeno necessário.
  O colágeno é reposto por meio da alimentação equilibrada. Os alimentos de origem animal, principalmente as carnes vermelhas, são excelentes fontes de proteínas e colágeno.

     Depois dos 30, não conseguimos repor todo o colágeno através somente da alimentação. Estudos estão mostrando que o uso diário de colágeno extraído industrialmente dos ossos, peles e tendões de animais não tem contra-indicação e é capaz de estimular a produção do colágeno natural. A reposição de colágeno está surgindo como um novo tratamento de osteoartrites e na manutenção da estética e beleza.

  De acordo com alguns estudos, o colágeno em pó permite que o organismo mantenha uma quantidade de massa muscular adequada, ajudando a utilizar eficientemente suas reservas lipídicas e de açúcar. Além disso, o colágeno em pó é um eficiente aliado contra processos de flacidez e quando aliado a atividade física torna-se uma excelente fonte protéica capaz que sintetizar massa magra.

Não é recomendado para pessoas portadoras de problemas renais ou hepáticos, como níveis elevados de ácido úrico, gota, etc, pois o excesso ingerido é eliminado na forma de uréia.

Saliento que para o aproveitamento deste suplemento, deve-se associar o consumo de vários nutrientes (através da dieta é o ideal) necessários para a síntese de colágeno pelo corpo como a vitamina C e o silício.

Como saber se o colágeno que estou comprando é bom? 

- Ter mais de 10g de proteína na informação nutricional;
- Em pó, pois as capsulas suportam apenas 1g;
- Analisar se possui açúcares como maltodextrina  e ver sua necessidade (não precisa né?!);
- Verificar se possui adoçante artificial, verificar necessidade. Geralmente os sem sabor não possuem adoçantes artificiais;
- Evitar corantes e componentes industrializados.


Atualizado em 23/02/2016.


15/02/2016

Omelete para lanche



     Rápido e dá pra fazer com o que tiver na geladeira. Você pode trocar os ingredientes e ter um lanche rápido, completo e saboroso!

Ingredientes:

- 2 ovos;
- 1 colher de sopa bem cheia de couve manteiga cortada bem fininha;
- 1 colher de sopa de cenoura ralada bem fininha;
- 1 colher de sopa de aveia (usei flocos, mas você pode usar outro farelo de preferência)
- 1 fatia de queijo (compre sempre o mais branquinho que tem menos gordura)
- 1 tomate grande (corte como preferir).





 Modo de preparo:

    Bata os ovos, acrescente a aveia, a couve e a cenoura. Coloque em uma frigideira com um pouquinho de óleo ou numa panela (para não fazer sujeira). Tampe e aguarde alguns segundos. Assim que o fundo estiver cozido você pode virar o omelete e em alguns segundos depois, coloque a fatia de queijo e desligue.
Por último, coloque o tomate por cima.

Dica: pode ser feito no micro-ondas, nas omeleteiras pequenas fica fofinho e pode cortar ao meio e rechear com o que preferir.

Bom apetite!





13/02/2016

Como identificar se o alimento é realmente orgânico?



       O produto para ser considerado orgânico, de forma geral,  deve ser produzido sem agrotóxicos ou qualquer outra substância química. Há uma cadeia de produção com várias etapas que devem ser cumpridas e assim o produtor pode receber o selo de produto orgânico do Brasil. Esta certificação confere que realmente o produto foi produzido obedecendo todas as regras para a garantia de um produto livre de substâncias químicas.

     Para alimentos de origem animal, para ser considerado orgânico os animais não podem ter estresse, a alimentação deles deve ser com grãos, sementes, cereais, verduras e legumes orgânicos, não podem usar luz artificial para aumentar a produtividade e o sacrifício destes animais não pode ser feito com sofrimento.

     Estes procedimentos garantem um tratamento menos agressivo aos animais e a preservação do meio ambiente (pois reduzem o risco de contaminação e erosão do solo e incentivam a biodiversidade).

Vantagens:

- se compararmos ao alimento comum, a concentração de nutrientes é muito maior podendo chegar até 20 vezes mais.
- livre de contaminações tóxicas;
- preservação do meio ambiente.


      Procure pelos selos de certificação e, caso não possua, siga as recomendações fornecidas pela Nota do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) em resposta a reportagem do Fantástico sobre os "falsos orgânicos":

"Daí a importância de esclarecer aos consumidores sobre os cuidados que devem ter ao comprar esses produtos. Uma primeira atenção é a de observar se o produto orgânico, embalado, que está sendo ofertado no mercado, tem no rótulo o selo do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica. No caso da compra direta de agricultores familiares que comercializam sem certificação, o consumidor deve sempre solicitar, a eles, a apresentação do documento que comprova o seu cadastramento, como produtor orgânico habilitado para fazer a comercialização de seus produtos, emitido pelo MAPA e que deve estar presente no local de comercialização"

"Outro importante instrumento para ajudar a confirmar a identificação dos produtores orgânicos é o Cadastro Nacional de Produtores Orgânicos que pode ser acessado por qualquer pessoa no site do MAPA www.agricultura.gov.br/organicos. Basta ter o nome e o CPF ou CNPJ do produtor para poder fazer a busca e confirmar a situação do produtor."

O produto para ser considerado orgânico deve possuir no máximo 5% de ingredientes não orgânicos.



FONTE: MAPA, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Acesso em 13 de fevereiro de 2016.