20/03/2014

Açúcar fit ou light? Você sabe que "açúcar" é esse?!






Considerações importantes:

- O segredo de todos eles é o rendimento: com menor quantidade de açúcar e o acréscimo de adoçante, este "açúcar" rende mais porque o adoçante tem poder adoçante maior em relação ao açúcar comum.
- Considerar se você realmente precisa usar adoçante.
- Precisa usar menor quantidade, se não não haverá redução calórica.

        O fato de ser light, magro ou fit induz o consumidor de que poderá consumir maior quantidade o que não acontece neste caso. Estes "açúcares" possuem adoçantes que acabam diminuindo o consumo do açúcar, mas se não forem utilizados com moderação e cautela não apresentam redução calórica.

Saiba mais sobre os adoçantes destes produtos AQUI.




10/03/2014

Contagem de carboidratos



Carboidratos e a Glicemia: 

     Os carboidratos  são a base de uma alimentação saudável e  devem fornecer a maior parte da nossa energia diária (em torno de 50 a 60% das calorias). Estão diretamente ligados ao aumento da glicemia (taxa de açúcar/glicose na corrente sanguínea) porque 100% do carboidrato ingerido é convertido em glicose sanguínea entre 15 minutos e 2 horas após a sua ingestão.

O que é Contagem de Carboidratos?

     Sabemos que o tratamento do diabetes é complexo e precisa de atenção em vários pontos: alimentação, medicação, controle glicêmico e atividade física. Apesar de não ter cura, é possível conviver com a doença através de tratamento adequado. 
     A contagem de carboidratos é considerada a chave do tratamento nutricional do Diabetes tipo 1 pela Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), mas pode ser utilizada também na terapia do Diabetes tipo 2. Esta terapia consiste nas quantidades (em gramas) de carboidratos que poderão ser ingeridas em cada refeição. Estas serão estipuladas de acordo com as suas necessidades diárias e o controle glicêmico pelo seu nutricionista.
     A contagem de carboidratos tem por objetivo (além do objetivo maior que é o controle da glicemia) uma maior adesão à terapia nutricional, no momento em que o paciente tem maior liberdade (com responsabilidade) na escolha dos alimentos em determinado momento da sua vida e consegue controlar sua glicemia de forma mais precisa.
      A ideia principal é a contagem de carboidratos, mas precisamos seguir sim uma dieta saudável (evitando gorduras, doces e frituras) a fim de evitar complicações da diabetes ou outras doenças e deficiências nutricionais.

Como contar os carboidratos?

01/03/2014

A pedidos o meu suco verde!


       O suco verde é considerado um suco detox porque potencializa os efeitos de desintoxicação no nosso corpo. Podemos tomá-lo em jejum ou entre as refeições, desde que as refeições sejam realizadas e não substituídas pelo suco. 
     Existem diversas receitas com o mesmo efeito desintoxicante, você pode adaptar de acordo com seu paladar ou com o que se tem em casa.  



Foto: 2 folhas de couve, 1 cenoura, suco de 2 limões e 1 laranja, raspas de gengibre, mix de fibras (1 colher de chá) e 2 copos de água.  Rendimento: 2  copos grandes