16/05/2013

Leite contaminado no RS

Em busca de lucro fraudadores agiam no transporte contaminando o leite com ureia e formol — substância cancerígena. Após a coleta nas propriedades, os atravessadores faziam a adulteração antes de entregarem o leite nas indústrias. Chegavam a colocar água de poço para ganhar em volume e adicionavam ureia para evitar que a diluição fosse detectada nos testes.

Após a operação foram retirados lotes específicos de três marcas: Italac, Líder e Mu-mu. Uma quarta, Latvida, teve produção e venda totalmente proibida por falta de condições adequadas na indústria. Somados os lotes, cerca de 600 mil litros chegaram ao mercado desde junho de 2012.

As interceptações telefônicas do MP mostrariam que os envolvidos tinham ciência do risco à saúde. Em uma das conversas, um transportador orientava a separação de leite ainda não fraudado para seus filhos.

E a fiscalização??

Com uma legislação considerada por especialistas como de padrão internacional e tecnologia de ponta para aplicação de testes, a falta de fiscalização é apontada como o grande problema. Os testes do Ministério da Agricultura e da Secretaria da Agricultura do Estado costumam ser feitos diretamente no produtor ou em postos de refrigeração, mas são mais frágeis quando precisam averiguar a qualidade do produto durante o transporte e na indústria. Os fabricantes, por sua vez, muitas vezes acabam falhando no controle em razão do elevado volume de produtos que recebem.



Ministério da Saúde aprova as diretrizes do projeto de categorização dos serviços de alimentação


Para entender o projeto leia   AQUI.

Todos os estabelecimentos participantes serão classificados em cinco grupos, de acordo com a pontuação:
- 1 a 4 - estabelecimentos com qualidade sanitária aceitável;
- 5 -estabelecimentos com qualidade insatisfatória.

Com a publicação da portaria, os municípios que serão sede da Copa 2014 têm 15 dias para fazer a adesão ao projeto. No projeto consta também o repasse de recursos financeiros para que as cidades façam a categorização. O financiamento será repassado até o próximo dia 15 de junho, após a apresentação da proposta para a Anvisa. As cidades que não serão sede da Copa também poderão aderir ao projeto, mas neste caso não haverá o incentivo financeiro.


Fonte: ANVISA