18/04/2013

Água aromatizada natural

Boas ideias são sempre bem vindas!


     A água aromatizada pode ser feita apenas colocando folhas, lascas e rodelas de ervas, especiarias e frutas em uma jarra ou garrafinha de água.


     Dependendo do que utilizarmos (hortelã, gengibre, rodelas de limão...) os benefícios se diferem e podem ser digestivos, de combate aos radicais livres (através dos antioxidantes) , termogênicos entre outros.

     A água aromatizada é uma alternativa natural e refrescante que pode auxiliar na hidratação em substituição dos refrigerantes ou das "águas" aromatizadas industrializadas!

     Uma alternativa válida também , além de dar um efeito bem legal,  é colocarmos pedaços de frutas (em rodelas com casca ou inteiras de forem pequenas) em forminhas de cubos para gelo.


Dica simples, saudável e bonita! :)

Acho que com o suco da fruta todo mundo já fez!

                                                  

                                      Sobre a água leia mais AQUI e AQUI

14/04/2013

Você sabia que a alimentação é regida por 4 leis?



Em 1937, um médico argentino (Pedro Escudero) elaborou um conjunto de regras com objetivo de orientar as pessoas em relação a alimentação saudável. As chamadas “Leis de Escudero”ou "Leis da Nutrição"continuam muito atuais e devem ser lembradas sempre!

1. Lei da Quantidade: a quantidade de alimentos deve ser suficiente para cobrir as exigências energéticas do organismo e o manter em equilíbrio. O bom senso é fundamental para não haver excessos nem restrições na alimentação, pois podem prejudicar o organismo. Cada indivíduo necessita de quantidades específicas para manter suas funções orgânicas e atividades diárias.

2. Lei da Qualidade: a alimentação deve ser completa em sua composição, para oferecer ao organismo todas as substâncias que o integram. A variedade de alimentos fornece todos os nutrientes necessários ao bom funcionamento do corpo. Quanto mais coloridas forem as refeições, mais diversidade de nutrientes você estará ingerindo. Os excessos devem ser evitados, priorizando sempre consumir a quantidade de calorias recomendada para você.

3. Lei da Harmonia: a quantidade dos diversos nutrientes que integram a alimentação deve guardar uma relação de proporção entre si. O nosso organismo aproveita corretamente os nutrientes quando estes se encontram em proporções adequadas. É preciso somar todos os alimentos de maneira que possa existir um equilíbrio entre eles para suprir as necessidades nutricionais

4. Lei da Adequação: depende das necessidades de cada indivíduo, considerando a sua condição fisiológica e a sua fase de vida.

     Resumindo, a alimentação deve ser quantitativamente suficiente, qualitativamente completa, harmoniosa em seus componentes e adequada à sua finalidade e as particularidades de cada indivíduo.
     As leis são a base que todo nutricionista respeita quando estuda os hábitos alimentares de cada um a fim de melhor indicar-lhe uma dieta mais adequada ao seu caso, bem como orientações sobre como segui-la.