04/06/2012

Para que servem os rótulos ?


     Todo alimento industrializado possui um rótulo cheio de informações. Há muito investimento no visual, para torná-los mais atrativos para o consumidor. Mas na verdade, os rótulos servem para apresentar as informações necessárias para que o consumidor possa fazer escolhas conscientes e utilizá-los de forma adequada.
    É direito do consumidor saber o que está comprando, por isso a legislação brasileira obriga os produtores a colocar uma série de informações nos rótulos.

1. Denominação de venda: indica a verdadeira natureza e característica do produto.

2. Origem do produto: nome do fabricante, endereço, país de origem e município. No caso de produtos importados, o rótulo deve conter também os dados do importador.

3. Conteúdo: quantidade ou volume do produto presente na embalagem.

4. Número de registro no Ministério da Saúde (com exceção dos itens em que a legislação dispensa esse registro) e carimbo de inspeção do Ministério da Agricultura (para bebidas e produtos de origem animal).

5. Lista de ingredientes e aditivos

6. Instruções para uso e preparo, quando necessário.

7. Modo de conservação, quando necessário.

8. Prazo de validade e número do lote

9. Informações nutricionais

10. Informações em português

11. Advertências obrigatórias: para produtos que contêm substâncias prejudiciais a pessoas portadoras de certas doenças, como diabetes, hipertensão, alergias, ou que possam comprometer a dieta dos que precisam perder peso.

POR QUE ESSAS INFORMAÇÕES SÃO IMPORTANTES?

    Primeiramente o rótulo nos ajuda a identificar o produto. Trazem informações sobre a composição dos produtos, assim, o consumidor pode descobrir, por exemplo, que um fabricante usa leite em produto e outro fabricante não. Este dado é muito importante para pessoas com alergias, intolerância ou deficiência de componentes do produto.
    Nos ingredientes, a indústria declara os aditivos que foram utilizados (conservantes, corantes, edulcorantes) e outras substâncias empregadas para modificar as características químicas, físicas, biológicas ou sensoriais do alimento.
    Outra informação indispensável é o prazo de validade. Não compre produtos com prazo de validade vencido ou muito próximo do vencimento. Hoje em dia é comum os supermercados fazerem ofertas de alimentos que estão quase vencidos.
    O item conteúdo líquido indica o peso ou o volume do produto. Essa informação nos ajuda a comprar a quantidade mais adequada para nosso consumo, e também a comparar preços.
    As informações nutricionais mostram o valor nutricional dos componentes do produto e nos ajudam a escolher os que são mais saudáveis.
    Da mesma forma, as advertências obrigatórias ajudam a identificar substâncias presentes no alimento que podem fazer mal a algumas pessoas ou prejudicar sua dieta.
   Os dados do fabricante também são importantes, para que o consumidor possa acionar o responsável em caso de necessidade. Quando é detectado um problema de fabricação, o número do lote facilita a identificação e, se necessário, o fabricante pode recolhê-lo do mercado.

O QUE É PROIBIDO?

    São proibidas quaisquer informações que possam enganar ou induzir o consumidor a cometer um erro.
Por exemplo: as embalagens de leite em pó não podem apresentar imagens ou frases que induzam a substituição do leite materno na alimentação dos bebês. Também são proibidas expressões que levem as pessoas a pensar que o alimento, seja capaz de prevenir, aliviar ou tratar doenças, melhorar o desempenho físico, dar mais energia etc.


2 comentários: