29/08/2011

IMC e Gordura Corporal


     Duas pessoas podem ter um mesmo Índice de massa corporal (IMC) e terem sua composição completamente diferentes. Ou seja, uma ter um peso saudável e a outra não, mesmo dentro de um IMC normal.
    Isso explica o porquê não devemos usar o IMC como método de avaliação para esportistas e atletas (usamos a composição corporal através de pregas cutâneas ou bioimpedância). Isso também é importante para "falsos magros", onde aparentemente são saudáveis mas possuem um percentual muito alto de gordura corporal , abdominal ou visceral estando suscetíveis a doenças. O % de gordura é o indicador mais importante do estado de saúde do nosso corpo como um todo.
    A cada 10 anos perdemos 1kg de músculo e aumentamos 3kg de gordura. A perda de músculo resulta em diminuição do metabolismo já que o músculo gasta 8 vezes mais calorias do que a massa gorda. Além disso, a gordura ocupa espaço maior do que o músculo.
     


Atividade física + dieta balanceada = equilíbrio do corpo = corpo saudável

03/08/2011

Técnicas de Uso de Micro-ondas- Parte 2

Versão light


Cozimento de brócolis e couve-flor: corte-os em forma de buquê. Coloque em um pote ou plástico próprio para micro, adicionando 2 colheres de sopa de água. Deixe cozinhar por 4 min em potência alta, ficando mais um minuto em tempo de espera.

Cozimento de pêra ou maçã: descasque uma pêra ou uma maçã, corte-a em fatias, salpique canela, deixe cozinhar por 1 min. em potência alta. Pode-se adicionar cravo. Valor Calórico = 85 Kcal.

Cozimento de beterraba, moranga, chuchu, etc.: corte em cubos os legumes (+- 3 colheres de sopa), acrescente 2 colheres de sopa de água, coloque em recipiente próprio e deixe cozinhar por 5 min. em potência alta. Após este tempo, vire as batatas e deixe-as cozinhar por mais 4 min. na potência alta. Deixe no tempo de espera: 4 minutos.

Cozimento de batata: quantidade: 1 ½ Kg de batata. Lave e fure-as, acrescente 3 colheres de sopa de água, deixe cozinhar durante 8 minutos na potência alta. Após este tempo, vire as batatas e deixe-as cozinhar por mais 4 minutos na potência alta. Deixe no tempo de espera: 4 minutos.

Pizza rápida de pão integral: forre um prato para forno de micro com pão em fatias (2 fatias), espalhar o guisado de carne branca ou vermelha (1 colher de sopa) por cima e acrescente 2 fatias de queijo minas e salpique orégano. Tampe e aqueça durante mais ou menos 1 minuto e 30 segundos na potência alta. Valor calórico: 240 Kcal.

Cozimento de ovo: fure bem a clara e depois faça dois furinhos na gema; coloque a tampa e deixe cozinhar por 40 segundos na potência alta.

Molho branco light: 200 ml de leite desnatado; 1 colher de sopa de amido de milho, sal, noz -moscada a gosto. Deixe ferver o leite com o sal e noz- moscada durante 3 minutos. Dilua o amido de milho em um pouco de água, despeje no leite fervido, deixando novamente no microondas durante 40 segundos na potência lata. Valor Calórico: 130,25 Calorias.

Cozimento de arroz: 1 xícara de chá de arroz; 2 ½ xícaras de água; sal a gosto. Em um pote tipo tupperware sem tampa coloque o arroz com 1 ½ xícara de água, e deixe cozinhar durante 6 minutos na potência alta. Feche o pote e deixe por 5 minutos no tempo de espera.

01/08/2011

Técnicas de Uso do Micro-ondas - Parte 1

O micro-ondas é um forno que funciona com ondas eletromagnéticas, por agitação das moléculas dos alimentos. Sempre que formos aquecer ou cozinhar no microondas, devemos esperar um minuto após o término.

-   Alimentos úmidos são ideais para o forno, pois absorvem melhor as micro-ondas.

-   Para tempos mais longos de cocção, utilize refratários ou plásticos específicos para micro-ondas.

-  Sacos plásticos, para cozimento de vegetais, devem ser de material apropriado, para evitar o risco de eliminação de toxinas.

-  Tampas de plástico aderente não podem encostar nos alimentos; deixe sempre um canto aberto para o vapor sair.

-   Não use recipientes metálicos ou de porcelana com frisos de metal.

-   Alimentos com membranas (tomates, frutas com casca, batata, ovos, etc.) devem ser furados com um garfo quando cozidos inteiros. Os ovos, tanto a gema quanto a clara, devem ser furados com um palito.

-  Os alimentos preparados  não sofrem alteração do sabor, maciez e textura, e nem perda de nutrientes. Permite também assar alimentos com pouco ou nenhuma gordura.

-   Para preparar uma receita em dobro, nunca duplique o tempo de cozimento, aumente apenas 50%.

-   Se possível utilize todos os ingredientes da receita em temperatura ambiente, para não alterar o tempo de cozimento.

-   O sabor dos alimentos fica acentuado. Reduza os temperos, principalmente o sal. Se achar necessário, acrescente mais tempero depois de cozido.

-  Carnes: ao fazer um assado, comece com a parte da gordura voltada para baixo. Prefira peças com tamanho uniforme. Proteja porções mais finas e áreas com ossos, usando pequenos pedaços de alumínio. As carnes macias (filé-mignon, contrafilé, etc.), cozinhe-as em potência alta , e as carnes mais duras devem ser cozidas com algum tipo de líquido e em potências menores.

- Aves: nunca cozinhe uma ave congelada. Porções uniformes, como peito, cozinham mais homogeneamente. Senpre retire a pele para diminuir também o tempo de cozimento.

-  Peixes e frutos do mar: por muita água, o cozimento no micro é ideal no preparo desses alimentos. Para prevenir que o peixe resseque, pincele-o com requeijão light, gema e forre a forma com folhas verdes, para não grudar e evitar gordura desnecessária. Cozinhe-o com refratário bem coberto com papel ou filme plástico; proteja a cauda com papel alumínio.

-   Ovos e queijos: não cozinhe o ovo com casca. Não reaqueça ovos inteiros, você deverá fatiá-los antes de aquecer. Perfure a película da clara e da gema. Não cozinhe demais os queijos, para que eles não ressequem. Basta colocar no forno até ele derreter.

-   Massas e cereais: o arroz cozido no micro-ondas fica solto e não gruda no recipiente, podendo ser feito sem gordura, assim como as massas. No caso do macarrão com molho, primeiro cozinhe o macarrão, depois jogue o molho sobre a massa e leve ao microondas até aquecer.

-  Vegetais: o tempo de preparo é menor e eles não perdem a cor nem o sabor, além de conservarem seus nutrientes. Praticamente não é necessário usar água para o cozimento: cerca de duas a três colheres de sopa de água para cada 500 g de vegetais. Utilize refratários com tampa ou sacos apropriados. Para que o cozimento seja uniforme, corte os vegetais em pedaços regulares. Mexa os vegetais freqüentemente durante o cozimento. Fure a pele dos vegetais inteiros, como batatas, tomates, pimentões e berinjelas, para evitar que estourem.

-   Sopas: sopas que levam legume retêm sua cor e sabor, tornando-se especialmente deliciosas e nutritivas. Para cozinhar a sopa, utilize sempre recipientes fundos, e nunca fechados completamente. Normalmente cozinha-se em potência alta, mas para reaquecer use potência média, mexendo freqüentemente.

-   Lanches e petiscos: ao aquecer pães e sanduíches, coloque-os sobre um papel-toalha ou guardanapo de papel, pois isso ajuda a absorver o excesso de umidade. No caso de pães e bolo, o tempo ideal é de aproximadamente 40 segundos por fatia, para não ficarem duros.