10/05/2011

Orientações para Gastrectomizados

Após a cirurgia, a alimentação evolui gradativamente até a consistência normal. Pessoas que fizeram uma gastrectomia devem adotar alguns hábitos, como:

- Fracionar as refeições em 6 a 8 vezes ao dia em pequenos volumes ( 2/2 horas ou 3/3 horas).

- Comer devagar e mastigar bem os alimentos.

- Evitar ingerir líquidos com as principais refeições.

- Evitar no início os alimentos que causem desconforto, tais como: fermentecíveis (leguminosas - feijão, lentilha, ervilha, grão de bico, brócolis, repolho, batata doce, rabanete, miúdos), açúcar em excesso e doces concentrados – goiabada, marmelada, doce de leite e o leite em alguns casos.

Um dos principais efeitos colaterais para os pacientes que passaram por cirurgias de ressecção do estômago é a perca de peso. 
As orientações devem ser sempre individualizadas, levando-se em consideração as intolerâncias alimentares e as adaptações de cada paciente. A introdução de um suplemento nutricional deve ser considerada a partir do momento em que a introdução da alimentação via oral não atingir as necessidades diárias e a pessoa apresentar dificuldade em manter o peso.

Os sinais e sintomas do estado nutricional mais comumente observados são: anorexia, diarréia, síndrome de dumping, perda de peso, anemia e desnutrição energético-protéica. Os pacientes submetidos a gastrectomias necessitam de um acompanhamento nutricional até a estabilização do estado nutricional.


A Síndrome de dumping é uma complicação possível quando se faz uma gastrectomia, e caracteriza-se por uma rápida passagem do concentrado alimentar do estômago para o intestino. Os sintomas e sinais mais freqüentes são: fraqueza, tontura, palidez, cólicas abdominais, náusea, palpitações, calafrios, sudorese, síncope e diarréia.




Fonte: NUTRIOnco

Um comentário:

  1. O meu nome é pedro, tenho algumas dúvidas acerca desta problemática. Gostaria imenso de comunicar com pessoas que realizaram esta cirugia via mail para me responder a algumas perguntas. Comunique comigo por favor. para utsbm@sapo.pt
    obrigado!
    pedro

    ResponderExcluir