07/04/2011

Páscoa aí vou eu!!

     Como consumir chocolate sem sair da dieta? Hoje, sabemos que o chocolate não é tão vilão assim. Já se conhece estudos com efeitos benéficos, sendo capaz de fazer parte das dietas, para prazer da maioria das pessoas. O chocolate é fonte importante de nutrientes, energia e satisfação.
     Nos últimos anos, estudos mostraram que consumi-lo moderadamente pode fazer bem à saúde, especialmente se o chocolate for amargo.  Pesquisadores que compararam os benefícios do chocolate amargo aos efeitos do branco e do ao leite garantem que nenhum deles se compara ao amargo - só ele tem grande concentração de cacau (mínimo de 70%) e substâncias que protegem o coração.
     O chocolate reúne nutrientes como cálcio, fosfato e ferro, carboidratos, fenóis e os mais famosos flavonóides.
    Os flavonóides são compostos químicos encontrados em certas frutas, vinhos, vegetais, chás, nozes, sementes e raízes, sendo que a maioria atua como antioxidante, outros contêm propriedades antiinflamatórias. Além disso, estudos dão conta de que os flavonóides podem atuar como agentes que retardam ou previnem alguns tipos de câncer.

     Mas não esqueça: o chocolate é rico em açúcar e gordura saturada... (principalmente o branco seguido do ao leite)

    Por isso, é necessário tomar cuidado e buscar os chocolates mais indicados, que vêm nessa ordem: chocolate meio amargo, ao leite e branco. O meio amargo é o que tem menos calorias, seguido pelo ao leite e, por último, o branco, de acordo com a quantidade de gorduras que contêm. Outra opção são os chocolates light, que possuem calorias reduzidas. Os “diet” são produzidos para diabéticos e, apesar de não conterem açúcares, em geral, possuem maior quantidade de gordura, que certamente se refletirá em ganho de peso.

     Além dos benefícios nutricionais, os chocolates possuem a característica de sensação de bem-estar e prazer. Capaz de liberar no organismo o triptofano, aminoácido que estimula a produção de serotonina que está associada à saciedade e ao prazer. Por isso, quem come uma barra de chocolate tem a sensação de prazer o que torna esse alimento perigo para pessoas ansiosas ou com depressão.

     Embora não haja evidências científicas de que o chocolate seja capaz de causar dependência, algumas pessoas parecem ter reações químicas e psicológicas que podem ser comparadas às de um vício.

Recomendação para benefícios:  aproximadamente 2 quadradinhos de chocolate meio amargo ou amargo por dia.


    Não faça da Páscoa uma tortura! Programe-se!! Não saia da RA pelo simples fato de ter saboreado um pedaço de chocolate! Aprecie com moderação!

Nenhum comentário:

Postar um comentário